Calos, joanetes e micoses aumentam no inverno
Se o verão exige cuidados com os pés que ficam expostos em sandálias abertas, no inverno esse cuidado deve aumentar, já que o uso de botas e sapatos fechados propiciam o surgimento de unhas encravadas, calos, joanetes e micoses. Prevenir-se de tais problemas não é tão complicado quanto parece. E os benefícios não trazem somente conforto e boa aparência, mas, acima de tudo, a certeza de uma conduta saudável para os pés.
Segundo o podólogo Alessandro Guerra, coordenador técnico da rede Doctor Feet, a transpiração dos pés torna-se ainda mais intensa no inverno devido ao uso constante de calçados fechados. "Por ser um ambiente sem ventilação, a umidade alia-se à temperatura e a falta de claridade, facilitando a proliferação dos fungos", explica.
Para evitar a micose, o ideal é fazer a assepsia (limpeza) com um podólogo e usar loções e cremes específicos. Em casos extremos, quando há necessidade de extração total ou parcial da unha, pode-se também fazer uma reconstituição. "O processo é simples e consiste apenas na remoção da parte deteriorada, que é substituída por uma órtese em acrílico", afirma Alessandro, lembrando que este serviço requer o acompanhamento de um médico dermatologista, habilitado para receitar medicamentos.Segundo o podólogo Alessandro Guerra, coordenador técnico da rede Doctor Feet, a transpiração dos pés torna-se ainda mais intensa no inverno devido ao uso constante de calçados fechados. "Por ser um ambiente sem ventilação, a umidade alia-se à temperatura e a falta de claridade, facilitando a proliferação dos fungos", explica.
Outro problema muito comum no inverno é a unha encravada, causada pelo corte inadequado das mesmas. "Existem aparelhos fabricados em fibra molecular, órtese metálica ou órtese elastodôntica que corrigem a curvatura da unha e auxiliam no seu crescimento correto. O tratamento dura de três a quatro meses", diz o especialista.
Nessa época os calos também costumam incomodar mais. Duros, sensíveis ao toque e arredondados, eles se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos, dando ao pé aspecto descuidado. "É importante que a pessoa calce sapatos confortáveis e varie o uso diário com mais de um par. Aqueles que já possuem calos e sentem desconforto e dor devem procurar atendimento especializado e evitar utilizar calicidas, que podem causar sérias inflamações", alerta o podólogo.
Mantenha os pés saudáveis no inverno
- Lave e seque muito bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras.
- Nunca fique descalço em banheiros públicos.
- Evite o uso de sapatos apertados.
- Experimente sapatos no fim da tarde porque os pés costumam inchar ao longo do dia.
- Use meias de algodão.
- Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana. Não corte calos ou calosidades.
- Prefira que um podólogo execute o corte de suas unhas, que não podem ser aparadas muito rentes.
- Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade.
- Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir. - Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos.
- Se você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais, faça uma bela massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada.
- Procure andar descalço sempre que possível. Role uma bola de tênis sob os pés para aliviar a dor das arcadas.
- Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um podólogo - A frieira é uma infecção causada por fungos muito comuns, mais aos homens do que às mulheres, mas pode ocorrer aos dois. São bolhas e rachaduras que aparecem em qualquer parte do corpo, mas o mais comum é na pele entre os dedos dos pés, causando coceira no local.A transmissão da frieira acontece com o contato direto ou ainda través de superfícies contaminadas, como pisos de piscinas ou banheiros.Além dos cuidados básicos com a higiene e o hábito de secar muito bem os pés, principalmente entre os dedos, não compartilhar objetos pessoais e chinelos, etc., podemos tratar as frieiras com tratamentos caseiros que podem ajudar a dar um fim nesse incômodo!
Veja algumas receitas simples de preparar para o tratamento
- Enxaguar os pés depois do banho com hipoclorito de sódio. Dizem que arde e tem cheiro forte, mas cura!
- Cozinhe 2 batatas em um litro de água, sem sal e, depois de morna, deixe os pés em imersão nessa água por uns 20 minutos, duas vezes ao dia.
- Esmague 3 dentes de alho e deixe-os de molho em água por 5 horas, depois lave as regiões afetadas e friccione a pele com essa água.
- Rale um nabo e faça compressas nos locais com frieiras por quinze minutos, três vezes ao dia.
- Faça massagens nos locais afetados com óleo de amêndoas;
- Diluir suco de limão em água e lavar as partes afetadas;
- Diluir suco de maçã em água e lavar as áreas com o problema.

Nenhum comentário:
Postar um comentário